quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Plantas jurássicas vendidas em leilão por 800 mil dólares.

 Uma espécie de hera muito rara, datada da época dos dinossauros, e que se pensava estar extinta desde há 200 milhões de anos, foi a leilão na Austrália.

 O leilão destas plantas, levado cabo pela Sotheby's, atingiu valores que ultrapassam os 800 mil dólares. Uma quantia astronómica para conseguir levar para casa uma espécie de "Wollemi Pine", uma planta que se pensava extinta há 200 milhões de anos, até ter sido encontrado um exemplar, na Austrália, em 1994.
 A planta, encontrada no vale oeste de Sidney, faz parte de uma espécie que se pensa ter existido durante o período jurássico.
 A partir desta árvore, cuja localização exacta permanece em segredo, foram reproduzidos 292 exemplares, que agora foram leiloados pela Sotheby's, na primeira iniciativa deste género.
 No total, os 148 lotes que foram a leilão receberam licitações de 791 mil dólares, o que quer dizer que, em média, cada árvore ficou cotada nos 3,62 dólares, confirmou uma fonte da Sotheby's à Agência France Press.

 O lote mais cobiçado era constituído por uma réplica da planta original e foi vendido por 149 mil dólares, ultrapassando em larga escala as previsões da leiloeira que apontavam para um máximo de 50 mil dólares. A raridade permite ao comprador replicar a planta no seu jardim, explicou uma responsável do leilão, justificando o elevado preço por que foi vendido.A Sotheby's australiana fez um balanço do leilão, dizendo que, até agora, só numa outra ocasião tinha acontecido o mesmo que neste: "nenhum dos artigos foi vendido abaixo do valor estimado". O interesse que este leilão despertou repercutiu-se em todo o mundo, levando até à Austrália compradores de França, Alemanha, Taiwan, Japão, Gra-Bretanha, Irlanda, Canadá, Nova Zelândia e até de Portugal.

 Hoje em dia existem em todo o mundo pouco mais de 100 Wollemi Pines, uma espécie de hera que pode atingir mais de 40 metros de altura. É conhecida como "fóssil vivo", designação atribuída pelo facto de ser uma espécie do tempo dos dinossauros que permaneceu viva até hoje.

 Fonte: Ciberia

Nenhum comentário:

Postar um comentário