quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Embrapa lança livro de Plantas Ornamentais Nativas

 A Embrapa Clima Temperado lança na quinta (5), às 18hs, em seu estande localizado na 37ª Feira Nacional do Livro de Pelotas, o livro “Cores e formas no Bioma Pampa – Plantas Ornamentais Nativas”. A publicação é resultado de um projeto de pesquisa em plantas nativas do Bioma Pampa com potencial ornamental, realizado pela instituição desde 2003, com apoio da Fapergs, do CNPq e da Embrapa.

 O livro foi elaborado pela engenheira agrônoma e doutora em Produção Vegetal, Elisabeth Regina Tempel Stumpf, a pesquisadora da Embrapa Clima Temperado e doutora em Genética e Biologia Molecular, Rosa Lia Barbieri e o biólogo e mestre em Botânica, Gustavo Heiden.

 “Cores e formas no Bioma Pampa – Plantas Ornamentais Nativas” já foi oficialmente apresentada na Casa da Tecnologia, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), no final de agosto, durante a 32ª Expointer, no Parque Assis Brasil, em Esteio (RS), porém seu lançamento oficial foi reservado para prestigiar a Feira do Livro de Pelotas. A publicação do livro atende aos interesses de diferentes públicos, incluindo pesquisadores, profissionais das áreas de agronomia, botânica, arquitetura, decoradores e paisagistas.

 O livro apresenta mais de 100 espécies vegetais com características estéticas apropriadas ao cultivo de plantas ornamentais, com fotografias acompanhadas da identificação taxonômica, nome popular, habitats de ocorrência, descrição morfológica com ênfase nas características ornamentais, fenologia e indicações de uso. “Através dessa publicação pretendemos valorizar as belezas ornamentais do Bioma Pampa e contribuir para sua conservação”, explica ela.

 A pesquisadora Rosa Lia Barbieri ressalta que o livro foi editado com a intenção de divulgar e valorizar as plantas do Bioma Pampa, servindo como subsídio para pesquisas sobre propagação e cultivo dessas espécies.

 Outras atividades - Na terça (10), às 18hs, também na Feira do Livro de Pelotas, será a vez do lançamento do livro eletrônico intitulado “Fruticultura: Fundamentos e Práticas”, do pesquisador Jair Nachtigal e dos professores da Universidade Federal de Pelotas, José Fachinelo e Elio Kersten.

 Ainda durante a Feira, nos dias 10 (terça) e 11 (quarta), das 14hs às 22hs, haverá apresentação do projeto “Quintais Orgânicos” implantado pela Unidade em 2004, com apoio do Programa Fome Zero e que tem como objetivo inicial contribuir com a diminuição da fome e melhorar a qualidade de vida da população com a oferta de alimentos. E nos dias 12 (quinta) e 13 (sexta), das 14hs às 22hs, será apresentado o projeto “Sabor Nativo” que explora os potenciais naturais das frutas nativas da região aliados às inovações tecnológicas.

 Além dessas ações, durante a Feira, o projeto “Casa de Verão da Baronesa” da Embrapa Clima Temperado, será pré-publicado na quinta (12), às 17hs.
 O projeto pretende ser um memorial composto dos projetos das mini-bibliotecas, Escola Ambiental e Embrapa Escola. Em dezembro acontece a apresentação oficial.

 A 37° Feira Nacional do livro é um espaço cultural de grande importância para a cidade e ocorre até dia 15 de novembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário