quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Plantas vão virar biofábricas para produzir "plástico verde"

 Pesquisadores australianos estão um passo mais próximos de transformar plantas em biofábricas capazes de produzir óleos que poderão substituir os derivados do petróleo utilizados na fabricação de plásticos.

 Alterando geneticamente uma planta modelo, chamada Arabidopsis, eles fizeram com que o vegetal acumulasse até 30% dos chamados ácidos graxos não-usuais. Esse tipo de óleo normalmente é retirado de derivados do petróleo, servindo como matéria-prima para a fabricação de plásticos, tintas e cosméticos.

 A Arabidopsis é apenas um modelo, que pode não ser a escolha mais eficiente possível. Por isto os cientistas agora estão tentando aplicar a técnica em oleaginosas.

 "Utilizar plantas como biofábricas tem muitas vantagens, muito além da substituição dos cada vez mais escassos recursos petrolíferos," diz o coordenador da pesquisa, Dr. Allan Green.

 As plantas podem ser cultivadas conforme a demanda do produto, sem a necessidade de grandes refinarias que geralmente seguem os ciclos econômicos sustentando grande capacidade ociosa. A renda também pode ser melhor distribuída por uma infinidade de pequenos produtores rurais.

 Os pesquisadores acreditam ter encontrado os genes precisos para a manipulação das plantas para que elas produzam o máximo possível de ácidos graxos não-usuais. No caso da Austrália, onde está sendo feita a pesquisa, a planta até agora vista como mais promissora para a produção de óleo em larga escala é a açafroa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário